Parte 5 - Ferramentas

Notas

Esta seção permite gerir suas anotações públicas ou pessoais e gerir os seus compromissos.

Empréstimos

Esta seção exibe os equipamentos e serviços que estão disponíveis para empréstimos.

Um equipamento deve ser autorizado para empréstimos antes que alguém possa reserva-lo. Para autorizar que um item seja emprestado, navegue ate a pagina do item e clique na aba “Empréstimos”. Clique no botão “Clique aqui para autorizar o empréstimo”. O item então pode ser reservado pelos usuários.

Depois de ter autorizado um item para o empréstimo, você verá um botão na seção Empréstimos rotulado, “Seleciona para tornar indisponível”. Clicando neste botão para o item será bloqueado para reservas. Note que isso é diferente de desautorizar um item para o empréstimo.

Para adicionar comentários ao equipamento reservado, clique em “Editar comentários”.

Para permitir que um equipamento seja emprestado, basta ir até a folha dele e clicar na opção “Selecione para tornar disponível”.

Para os usuários “HelpDesk” a reserva de material está disponível. Eles podem reservar materiais por um período de tempo.

Para adicionar uma nova reserva, basta clicar sobre a data do calendário

Tenha cuidado se você usou a periodicidade “por dia”, não modifique a data final (caso contrário, haverá sobreposição das reservas)

Mas, se você quiser uma periodicidade de alguns dias durante várias semanas, você deve alterar a data de início e a data final (indicando os dias que se repetem ao longo de uma ou mais semanas) e o numero indicado na periodicidade por semana irá corresponder ao numero total de semanas e o numero indicado na periodicidade por semana irá corresponder ao numero total de semanas em que a reserva será indicada.

Base de Conhecimentos

A base de conhecimento tem dois objetivos: O primeiro é o de centralizar o conhecimento interno para técnicos diferentes. A segunda é fornecer aos usuários informações (FAQ público), que lhes permitam resolver problemas simples.

Apenas elementos do Public FAQ estará visível para usuários regulares. Elementos não definidos como parte do FAQ serão visíveis apenas no console central por técnicos.

Você pode criar categorias e subcategorias para indexar o seu conhecimento (configurável no menu / / Administração / Sistema / Títulos / /). Dessa forma, é fácil encontrar as informações necessárias para o resolver o problema.

É possível associar um ou mais documentos a um artigo na base de conhecimento.

<note tips> O motor de busca da base de conhecimento permite a utilização de um número de operadores para executar pesquisas complexas: + - ~ <> * “” () </note>

 + * A palavra deve estar presente
 * - A palavra não deve estar presente
 * * Sufixo da posição do operador de truncamento
 * "" Uma frase entre aspas duplas é pesquisada ('"') literalmente, como foi digitada.
 * <>
 * ()

Exemplos

  • 'Falha na impressora'

Encontrar as linhas que contêm pelo menos uma das palavras.

  • '+Impressora +falha'

Encontrar as linhas que contêm ambas as palavras.

  • '+Email thunderbird'

Encontrar as linhas que contém a palavra mail, mas classificar linhas prioritárias se elas contêm também Thunderbird.

  • '+Email -outlook'

Encontrar as linhas que contêm email, mas não outlook.

  • '+ Email + (> thunderbird <outlook)'

Encontrar as linhas que contêm a palavra mail e Thunderbird, ou email e outlook(em qualquer ordem), mas dar prioridade a email thunderbird superior do que email outlook.

  • 'Open*'

Encontrar as linhas que contêm palavras tais como openoffice, openwriter, openbar,ou openphp.

  • '“Openoffice Suite “'

Encontrar as linhas que contêm a frase exata Openoffice suite

Relatórios

GLPI permite a geração de uma série de relatórios:

  • O hardware e software padrão no parque.
  • Contratos de manutenção de equipamento: Equipamento com um contrato de manutenção com terceiros. É possível obter uma declaração detalhada por tipo de material e data da compra. Seleções múltiplas são permitidas.
  • Relatório Anual: Hardware durante um ou mais anos. Seleções múltiplas são permitidas.
  • Relatório de Rede: Informações sobre a rede de acordo com a localização, tomada por switches ou redes
  • Relatório de Informações: Resumo de informações para computadores, impressoras, equipamentos de rede, monitores e periféricos.
  • Relatório de informações comerciais, incluindo: Resumo de informações para cartuchos, licenças e suprimentos.
  • Relatório de Empréstimos: Resumo dos empréstimos futuros e passados para um usuário especifico.

OCSNG

Esta seção do menu Ferramentas é exibida somente se o modo OCSNG estiver habilitado no GLPI (Configurar - Geral - Ativar modo OCS-NG)

<note> Desde o GLPI versão .70, OCSNG é ativado a partir de (Configurar - Geral - Restrições - Ativar modo OCS-NG) </note>

Esta seção permite, uma vez definida, a importação de equipamentos do OCSNG, sincronizar equipamentos importados que foram atualizados no OCSNG ou linkar máquinas já criadas no GLPI com a do OCSNG.

Este software está disponível no site OCS Intenvory NG.

<note warning> Somente a última versão do GLPI é compatível com a versão mais recente do OCS NG. </note>

<note important>

Casos especiais quando estiver importando software

Para a importação de software, primeiro você deve classificar o software no OCS Inventory NG. Ao mover da categoria padrão 'Novo' para 'Inalterado “eles serão então importados para o GLPI. </note>