2 - Inventário

O inventário de equipamentos de TI é mantida através da opção “Inventário” do menu superior. O GLPI fornece um conjunto de classes pré-definidas de itens. Estas incluem:

  • Computadores
  • Monitores
  • Software
  • Rede (Dispositivos de Rede)
  • Dispositivos (Dispositivos em Geral)
  • Impressoras
  • Cartuchos
  • Insumos
  • Telefones

Cada classe de item tem um conjunto pré-definido de campos. Alguns campos são comuns o suficiente para aparecer em todas as classes (por exemplo, fabricante, local, nome). Outros são específicos para determinadas categorias de item (por exemplo, “Porta USB” para impressoras, “Número de Linhas” para telefones).

Algumas classes de itens podem ser ligadas entre si através de “portas” ou “conexão direta”, que são definidas em cada item. Algumas classes têm características específicas. Por exemplo, um “computador” pode ter uma lista de componentes. Todos os itens do estoque podem ser ligados a tickets.

Existem plugins disponíveis para estender as classes principais do GLPI (Gerente Geral de Objeto) e campos (Campos Customizados). E, você sempre pode mudar os nomes dos campos para atender às suas necessidades, editando o arquivo locale que você está usando.

Considerações Gerais

Na lista de inventário e você pode ver o inventário de hardware e software do parque.

Opções de Visualização

Você pode visualizar e classificar as colunas relacionadas a hardware ou software que você considera importante para visualizá-las na lista.

Isso é configurável na tabela de inventário mostrada. Clique na estrela no canto superior esquerdo da tabela.

Você pode adicionar, excluir e ordenar as colunas exibidas.

Você tem 2 opções:

  • Definir o ponto de vista global, que será aplicável a todos os perfis que têm acesso a uma parte do inventário,
  • Configurar o ponto de vista pessoal, que só se aplica a você.

Add/Delete Columns

Opções de Pesquisa

Você pode pesquisar vários parâmetros e ordens em um dado inventário (computadores, hardware de rede, impressoras, cartuchos, monitores, periféricos, software, insumos e estados).

Você também pode pesquisar utilizando vários critérios. Por exemplo: somente um material com um software, mas não o software de outro com a adição de parâmetros de pesquisa global de critérios de pesquisa global.

Você também pode ver apenas os itens excluídos para restaurá-los. Marque a caixa com os binóculos / óculos / lixeira.

Search Options

<note important>:Para pesquisar por data, por favor, use apenas a sintaxe: [Ano] - [Mês] - [Dia] (YYYY-MM-DD) </note>

Aqui estão alguns exemplos de operadores de pesquisa:

  • NULL : Permite a pesquisa em qualquer equipamento com o campo em branco.
  • <Or> “Número de meses” com um campo de data : pode pesquisar em qualquer equipamento com um período correspondente ao número de meses (por exemplo: a lista de computadores com mais de 5 anos você vai usar> 60 com o de campo “data de compra”)
  • ^ 123 : Procura 123 no início do campo. Por exemplo ^ Windows vai encontrar registros que contenham “Windows 2000”, “Windows XP”, mas não “Não-Windows”. (Atenção: você precisa digitar ^ então a barra de espaço e, em seguida, o primeiro caractere)
  • 123$ : Você pode pesquisar todos os registros contendo 123 no final do campo.

<note important> Por segurança, o caráter “” não é utilizável. </note>

Opções de Exportação

Você pode exportar uma lista de seu hardware / software ou os resultados de sua pesquisa no formato SYLK (planilha eletrônica), para CSV ou PDF em duas formas diferentes.

Ou “Ver” SLK ou PDF ou CSV: Exportar somente o número de linhas que você definiu na caixa de lista fornecida para este propósito (ou seja, os resultados apresentados).

Ou “Tudo” SLK ou PDF ou CSV: Exporta a lista completa de itens.

Export and View Options

<note tip> Excel, OpenOffice (Sylk) Este formato é usado por muitas planilhas. (Se você utiliza um software em que esta formato não é padrão (por exemplo, Excel), os campos longos demais serão truncados. É preferível neste caso usar a exportação para o formato CSV.) </note>

<note tip> Uma macro para Excel esta disponível para corrigir problemas com acentos na exportação CSV: http://thetsmr.fr/utf8.zip </note>

Modificações em Massa

Você pode fazer alterações em todos os itens que você selecionou (Deletar, Remover, Restaurar, Conectar / Desconectar, Instalar, atualizar os campos, adicionar um documento ou contrato de transferência ou sincronizar).

Mass Update Options

Detalhes de Itens - Visões em Folha

Da visão em lista, você pode clicar em um item para ver seus detalhes. A partir daí você pode ver a planilha que contém os detalhes de cada item listado, ou adicionar um elemento.

Então você pode editar ou excluir cada elemento.

Visões em Folha

Em cada folha, as abas estão disponíveis para uma exibição mais legível dos diferentes títulos. Você pode optar por exibir todas as entradas, clicando na aba “Todos”.

  • A aba Notas fornece um campo de texto livre para armazenar quaisquer outras informações.
  • * * A aba “Histórico” permite visualizar todas as alterações feitas na descrição dos equipamentos. Assim como componentes para computadores. * A aba “OCS-NG” (somente se você ativar o modo OCS-NG no GLPI) permite visualizar os campos que você mudou depois que você importar o material e que será bloqueado (portanto, não substituído), durante a próxima sincronização com o OCS-NG. Além disso, um botão de “Forçar Sincronização” permite-lhe refazer a sincronização do OCS-NG. * A aba “Plugins” ** com um sub-menu de plugins (só se você adicionar plugins usando esse recurso no GLPI) permite que você visualize as entradas de plugins relacionadas a hardware / software.
  • As guias anterior e próximo para navegar entre os elementos do inventário, caminhando entre “anterior” ou “próximo” baseado no ID ou nome. (Configurações no menu / Configurar / Geral / Configuração de Exibição / /).

Além disso, o ícone permite acesso direto aos comentários e informações do campo selecionado na lista drop-down, ou a adição e modificação das propostas na lista drop-down .. (Configurações no menu / / Sistema / Títulos / /).

Para os monitores, periféricos, software e telefones, você pode gerenciar itens em uma unidade ou global. A unidade de gestão corresponde a um manejo convencional (um monitor de um computador), enquanto no geral, monitor, dispositivo ou o telefone se torna virtualmente global para ser conectado a múltiplos computadores. A gestão global pode limitar o número de elementos para administrar, caso eles não sejam necessários na gestão estratégica da tecnologia da informação.

Você pode “desglobalizar” estes itens usando o link fornecido no detalhe do equipamento, o que irá resultar em duplicatas do item em quantas vezes ele estiver instalado.

Administração: Modelos

Os modelos podem ser usados para criar alguns itens do inventário. Esses modelos permitem que você defina a configuração padrão de seu inventário. Isto torna mais fácil adicionar um grande número de elementos quase idênticos.

Você pode criar e gerir modelos usando o ícone modelo. Uma vez criado, o modelo pode ser usado para adicionar um item ao inventário.

Ao criar um modelo, o sistema para preenchimento e incremento automático de campos está disponível (para campos marcados com *):

Os campos Nome, ID e inventory capital são preenchidos automaticamente quando um item é criado a partir de um modelo se o campo correspondente no modelo contém uma string de formatação no formato: <XXX####X> Máscara de campo do modelo

  • < And > no início e no final indica que o campo deve ser tratado como um formato (máscara).
  • X é qualquer caractere
  • g: pesquisa numérica entre todos os campos idênticos com base no mesmo formato
  • #: Local para incrementar o número (número de dígitos igual ao número de #)
  • Y: ano com 4 dígitos
  • y: ano com 2 dígitos
  • m: mês
  • d: dia

Administração: Componentes dos Computadores

Desde o GLPI 0.5, a gestão componentes foi adicionada. Ele permite que você adicione tantas peças quanto você precisar em um computador. Por exemplo, você pode especificar o fabricante da placa do sistema ou o fabricante / modelo do disco rígido.

Ao usar a importação OCS-NG, você pode escolher quais destes componentes você deseja importar e que são coletados através do OCS agent.

Você pode gerenciar a lista de componentes em seus sistemas no menu / / Configurar / Componentes / /.

Para alguns tipos de componentes, você pode especificar uma característica específica (a velocidade de um disco rígido, por exemplo).

Qualquer remoção ou adição de um componente será automaticamente registrada.

Administração: Conexões Diretas

As conexões diretas representam as relações entre a unidade central de um computador e componentes externos.

Uma conexão direta entre um computador e uma impressora, um monitor, um dispositivo externo ou um telefone.

Conexões ou desconexões são na forma de um computador ou do equipamento ou a partir do sistema de modificação em massa.

Administração: Portas de Rede

A porta de rede é usada para modelar a saída de uma interface de rede em um hardware específico.

Cada porta tem geralmente um endereço IP, um endereço MAC e uma rede na qual ela está conectada.

As conexões de rede são criadas por conexões entre duas portas, para unir dois objetos deve haver uma porta livre em cada um desses materiais.

A maioria das configuração serão de conexões entre uma porta em um computador, um dispositivo ou um impressora e uma porta através de um hardware de rede (hub, switch).

Quando conectando dois objetos, informações como endereço IP e rede são atualizadas para cada uma das duas portas.

Para cada material, é possível a qualquer momento adicionar uma ou mais portas através da modificação em massa.

Você pode ainda associar uma ou mais VLANs a uma porta. No formulário de edição da porta, você também pode adicionar ou remover VLANs associadas à porta.

Administração: Software

O software geralmente inclui um número de licenças, cada uma com um número de série e data de validade associada.

A instalação do software é alterada nos detalhes do computador ou através de uma modificação em massa. Cada vez que um software é instalado, o número de licenças disponíveis para este software diminui.

É possível instalar softwares, mesmo que não hajam licenças disponíveis, uma licença marcada como “comprar” será criada automaticamente.

Para o software livre, é possível especificar “free” como o número de série do software. Isto irá permitir que o software seja instalado várias vezes sem ser marcada como “comprar” no sistema.

Também é possível especificar a palavra-chave “global” em vez do número de série, se você tem um software com licenças multiusuário (site ou Enterprise Licence). Este software também pode ser instalado em um número ilimitado de hosts.

Você pode adicionar várias licenças de uma só vez, e o número de série e data de validade será o mesmo para cada um.

A partir da guia de instalação, você pode executar uma modificação em massa de todos os equipamentos relacionados a uma licença, alterar a data de validade da compra ou mover para outra licença.

<note tip> Quando você renomear várias licenças (instaladas em diversas máquinas) em um determinado material, o GLPI cria uma nova entrada. Se você tem 100 instalações, isto pode rapidamente se tornar obrigatório. Então, precisamos de uma nova licença, (??CORRIJAM??)→ no entanto, o novo nome e mover todas as suas plantas nele. </note>

Você pode categorizar seus software para o caso de software OEM, comprado ou até mesmo atualizações de softwares existentes.

A gestão financeira é feita ao nível das licenças. A parte comercial do software serve de modelo ao adicionar licenças.

Administração: Insumos e Cartuchos

Para estes dois elementos, primeiro você deve criar um tipo de cartucho ou de insumo.

Você pode então adicionar os elementos deste tipo no tipo de arquivo.

Para cartuchos, um tipo de cartucho deve ser definido como compatível com os modelos de impressoras para adicionar cartuchos para impressoras deste modelo.

Você também pode especificar a pessoa que recebe os suprimentos.

A gestão financeira é realizada nos elementos e não no tipo. Parte da informação serve como um tipo de modelo ao adicionar itens.

Você pode configurar um alerta por e-mail para alertar sobre a quantidade de cartuchos e insumos. Isso é configurável no menu / / Configurar / Geral / /.

Administração: Status dos Equipamentos

Esta área permite ver o estado do seu equipamento.

Para alterar o status do equipamento simplesmente entre nos detalhes do equipamento ou use a modificação em massa.

<note> visualização de inventário e opções para cada tipo de equipamento depende do perfil do usuário logado. Pode variar de acordo com o perfil. </note>

Administração: Financeira

Em qualquer tipo de equipamento, você pode acionar as informações financeiras relativas a ele. Ou através do link “Gerência” dos equipamentos de varejo, através da modificação em massa, por exemplo, alterar a data da compra de vários itens.

Você pode configurar um alerta por e-mail sobre a validade do equipamento de segurança. Isso é configurável no menu / / Configurar / Geral / /.

O GLPI pode realizar um cálculo do valor líquido contabilístico na base de uma simples linha reta ou em declínio. Isso requer algumas informações (valor, data de compra ou a entrada em serviço, depreciação, coeficiente de amortecimento) e também preencher o / / Configurar / Geral / / Início do ano fiscal (dia e mês). Para obter mais informações sobre os conceitos de depreciação, você pode se referir a este artigo

<note> exibir informações financeiras para cada tipo de equipamento depende do perfil do usuário logado. Pode variar de acordo com o perfil. </note>